terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Artigo divulga histórico de pesquisas e trabalhos do Projeto Pioneiras na Amazônia.



O trabalho “Dinâmica e trajetórias dasucessão secundária na Amazônia central”, publicado em dezembro de 2012 no periódico do Museu Paraense Emílio Goeldi, relata as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Pioneiras ao longo de seus quase 20 anos de trabalho na Amazônia.
O artigo reúne dados publicados anteriormente pelo grupo em revistas científicas internacionais, sintetizando o conhecimento acumulado pelo Projeto Pioneiras sobre a ecologia da sucessão florestal, a recuperação de áreas degradadas e o manejo florestal dessas formações florestais. Escrito em português e disponibilizado livremente pela internet, essa publicação está acessível a estudantes, pesquisadores, profissionais e tomadores de decisão interessados no assunto.
A publicação integra uma edição especial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (Ciências Naturais), a qual reúne as descobertas decorrentes de décadas de pesquisa e experiência prática em florestas secundárias tropicais, apresentando o estado atual do conhecimento sobre essas formações florestais e debatendo seu futuro e seu papel nos trópicos.