segunda-feira, 6 de julho de 2015

Projeto Pioneiras finaliza estudos de capoeiras no médio Juruá.

Entre os dias 02 e 23 de Junho de 2015, a equipe do Projeto Pioneiras esteve em campo novamente, dessa vez na região do médio rio Juruá, no munícipio de Carauari. Após uma primeira expedição à região em março de 2014 e a coleta de dados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, nossos trabalhos se concentraram dessa vez na comunidade do Roque, localizada na Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá. Ao todo foram inventariadas oito novas capoeiras com diferentes históricos de uso e tempo de regeneração da vegetação. Amostras também foram coletadas para análises química e física do solo.
                              Àreas em regeneração na comunidade do Roque; RESEX médio Juruá.

Desse modo, a equipe finalizou os trabalhos de campo relacionados ao estudo de cronossequências de capoeiras na região. Ao todo foram inventariadas e coletadas amostras de solo em 14 capoeiras no médio rio Juruá. Esses dados irão se juntar aos de outras 28 capoeiras amostradas em anos anteriores nos municípios de Parintins e Apuí.

O trabalho na região contou com o apoio logístico da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e apoio e autorizações do ICMBio e CEUC, responsáveis pela gestão da Resex e RDS, respectivamente. 
Porto do município de Carauari; Ponto de partida para a subida do Rio Juruá

Em Carauari finalizamos mais um importante passo do Projeto Pioneiras, que é o de expandir os trabalhos que o grupo desenvolve em Manaus desde a década de 1990. Juntamente com as cidades de Apuí e Parintins, o trabalho em Carauari, aumentou a base de dados do projeto com o estudo de regiões geograficamente distintas e com características socioeconômicas, culturais e com histórico de ocupação humana diferentes. A ideia é que esses dados permitam ao Projeto Pioneiras compreender de maneira mais abrangente os processos relacionados à dinâmica do uso da terra e as consequências para a sucessão ecológica das florestas secundárias em regeneração em áreas abandonadas da Amazônia. Relatórios e informações adicionais sobre o trabalho do grupo estarão disponíveis em breve também nesse blog.
                               


Equipe do Projeto Pioneiras responsável pelo o levantamento dos dados da expedição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário