domingo, 5 de julho de 2009

PROJETO PIONEIRAS recebe prêmio no VII CBSAF

Entre os dias 22 e 26 de junho de 2009 aconteceu em Luziânia - GO o VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF), onde foram apresentados 226 trabalhos de grupos de pesquisa de todo o Brasil. Dentre eles estava o Projeto Pioneiras apresentando os resultados de um ano de acompanhamento de um tipo de sistema agroflorestal conhecido como “enriquecimento de capoeiras”. Neste sistema, oito espécies de interesse comercial, alimentício e/ou medicinal foram plantadas dentro das florestas secundárias de 11 pequenas propriedades localizadas nos arredores da ARIE PDBFF, ao Norte de Manaus. O trabalho, que tenta agregar a pesquisa acadêmica com a aplicação prática, mostrou que através da ampliação da abertura do dossel é possível aumentar significativamente a taxa de crescimento de mudas de andiroba, cumaru, mogno e pau-rosa. Estes resultados indicam que o manejo do dossel e consequentemente das condições de luminosidade em capoeiras ou em outros sistemas agroflorestais podem resultar em significativa melhora do sistema. Ao final do congresso, o Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (ICRAF) premiou os autores dos dois melhores trabalhos apresentados no CBSAF, com duas passagens para Nairobi/Quenia, onde acontecerá o II Congresso Mundial de Agroflorestas, em agosto deste ano. Os trabalhos premiados que foram em primeiro e segundo lugares: "Implantação de sistemas agroflorestais em área de preservação permanente pelos re-educandos do IPA (Instituto Penal Agrícola) do município de São José do Rio Preto-SP" de João F. L. Bendetti e equipe eEnriquecimento de capoeiras na Amazônia Central: desenvolvimento de oito espécies nativas sob diferentes condições de luminosidade” de autoria de Ana Catarina Jakovac; Tony Vizcarra Bentos e Rita Mesquita., do Projeto Pioneiras. Acesse o resumo do trabalho premiado na postagem anterior deste blog!

Agora o Projeto Pioneiras apresentará seus mais novos resultados no II Congresso Mundial de Agroflorestas em Nairobi – Quênia, durante os dias 23 a 26 de agosto deste ano. Veja aqui o resumo enviado a este congresso.


Um comentário:

  1. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

    ResponderExcluir