quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROJETO PIONEIRAS participa do 49º Encontro Anual da Associação para Biologia Tropical e Conservação que ocorreu em Bonito, MS.

Sete trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto Pioneiras ao longo dos últimos anos foram apresentados entre os dias 18 e 22 de junho de 2012 no 49º Encontro Anual da Associação para Biologia Tropical e Conservação (ATBC)  realizado em Bonito, MS.

Em uma sessão que abordou os serviços ambientais providos pela Floresta Amazônica, Rita Mesquita e Paulo Massoca apresentaram resultados dos novos trabalhos do Projeto Pioneiras relacionados à rede de pesquisa INCT/Servamb.

Em outra sessão abordando os processos sucessionais nas florestas secundárias tropicais a partir de estudos e monitoramento de longo prazo, Rita Mesquita e Benjamin Longworth apresentaram resultados provenientes de 12 anos de monitoramento da vegetação secundária nos 18 transectos instalados nas áreas de pesquisa do PDBFF/INPA próximas a Manaus, AM. Nesta mesma sessão, Tony Bentos apresentou parte dos resultados de sua Tese de Doutorado e Ana Catarina Jakovac os resultados finais de um experimento de enriquecimento de capoeiras realizado em propriedades rurais no interior do Amazonas.

Por fim, Bruce Williamson apresentou trabalho com uma nova abordagem sobre a estratégia de produção e dispersão de sementes de espécies pioneiras presentes nas capoeiras da Amazônia.

Os resumos dos trabalhos estão disponíveis nos links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário