sábado, 16 de março de 2013

Projeto Pioneiras publica resultados que mostram como o histórico de uso do solo afeta o crescimento de plântulas em florestas secundárias da Amazônia.


Os resultados de 17 meses de monitoramento demonstram que plântulas de nove espécies arbóreas nativas têm desenvolvimento mais lento em capoeiras que estão regenerando sobre áreas submetidas a intenso uso do solo no passado (atualmente dominadas pelo gênero Vismia spp.) em relação às capoeiras que regeneraram sobre solos pouco impactados pelo homem (dominadas pela espécie Cecropia scyadophylla).

Foi demonstrado que conforme as capoeiras dominadas por C. scyadophylla envelhecem, menos luz atinge o subosque e mais lento é o crescimento das plântulas. Por outro lado, nas capoeiras dominadas por Vismia spp., o aumento da idade das capoeiras não afeta a quantidade de luz que atinge o subosque, sendo esta sempre mais alta que nas capoeiras de C. scyadophylla. No entanto, apesar da elevada luminosidade disponível, as plântulas em capoeiras dominadas por Vismia spp. crescem menos que aquelas em capoeiras de C. scyadophylla.

Esses resultados indicam que em capoeiras dominadas por Vismia spp. o crescimento das plântulas está sendo limitado por outro fator que não a luz, o qual pode estar relacionado à fertilidade química e física do solo ou à identidade da espécie dominante. É possível que certas espécies do gênero Vismia spp. atrapalhem o desenvolvimento de plantas vizinhas através de efeitos alelopáticos ou de competição radicular. Tais efeitos da espécie dominante sobre espécies vizinhas não está esclarecido. São ainda necessários mais estudos para elucidar quais são os fatores que limitam o crescimento de plântulas nestas capoeiras e que consequentemente diminuem a velocidade a que prossegue a sucessão.

Em um cenário de aumento da intensidade de uso dos solos da Amazônia, limitações ao crescimento de plântulas em florestas secundárias podem reduzir a diversidade de espécies em paisagens alteradas pelo homem. 

O artigo intitulado Age and light effects on seedling growth in two alternative secondary successions in central Amazonia, de autoria de Jakovac, ACC, Bentos, TV, Mesquita, RCG e Williamson, GB foi publicado na revista científica Plant Ecology and Diversity e fará parte do volume especial sobre dimânica das florestas Amazônicas (special issue: Dynamics of Amazonian Forests)

Estão disponíveis 50 cópias eletrônicas que podem ser baixadas gratuitamente através do link: http://www.tandfonline.com/eprint/S9pNFrWR82hcqEuCIMM6/full.  





2 comentários:

  1. Oi, boa tarde, como faz pra se inscrever???

    ResponderExcluir
  2. Olá, para se inscrever e receber noticias do blog vc deve inserir seu email na caixa a direita da pagina "seguir por email". Se sua pergunta se refere à seleçao de bolsista, o link no alto da página lhe direcionará para as instruções de submissão.

    ResponderExcluir