sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A importância de fatores bióticos no estabelecimento de propápgulos em capoeiras de Vismia.


O aluno de mestrado do Programa de Ciências de Florestas Tropicais (CFT) do INPA, Marcelo de Figueiredo Pissurno Motta Pinto, orientado pela Dra Rita Mesquita, montou seu experimento de mestrado nas capoeiras dominadas pelo genero Vismia nas áreas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF).
O trabalho tem como objetivo descrever e entender como e quais fatores bióticos influenciam e/ou impedem a germinação e estabelecimento de 3 espécies florestais (Hymenaea courbaril, Ormosia excelsa e Parkia multijuga) em áreas de capoeiras na Amazônia central. Para isso foi feito uma semeadura direta na capoeira sob 3 diferentes situações, com proteção de tela de galinheiro, enterradas e sobre a serrapilheira, com o intuito de excluir predação de sementes por médios e grandes animais vertebrados terrestres, proteção contra luz e manutenção da umidade.


Um outro experimento com mudas das mesmas espécies, com e sem proteção de tela de galinheiro, também foi montado para avaliar predação e herbivoria em estágio de plântulas.


Ao todo o trabalho do aluno pretende responder porque espécies de floresta primária ainda não estão presente em uma capoeira de 25 anos, se é um problema de dispersão, colonização ou estabelecimento de propágulos em uma floresta secundária na Amazônia central




Nenhum comentário:

Postar um comentário