quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto Pioneiras inicia coleta de dados em florestas secundárias de Parintins, AM

O Projeto Pioneiras esteve no município de Parintins realizando coleta de dados em florestas secundárias, dando continuidade as trabalhos do INCT/Servamb no Amazonas.












Entre os dias 21 de abril e 21 de maio de 2013, a equipe do Projeto Pioneiras realizou a segunda expedição de campo ao município de Parintins, AM. Os trabalhos se concentraram em propriedades situadas no Projeto de Assentamento Vila Amazônia, um assentamento rural do INCRA. Foram visitadas e selecionadas algumas áreas de floresta secundária para a realização de inventários florestais e coletas de solo. Considerando diferentes históricos de uso e tempos de abandono das áreas (cronossequências), a análise dos dados coletados nos permitirá avaliar como a sucessão ecológica avança na região ao longo do tempo e varia conforme o tipo e a intensidade de uso anterior ao abandono.

Os trabalhos realizados são parte do projeto de pesquisa do grupo no âmbito do INCT/Servamb. Parintins é o segundo município estudado pelo Projeto Pioneiras, que também já esteve em Apuí, entre 2011 e 2012, e planeja, no segundo semestre de 2013, iniciar os trabalhos em Carauari. Os estudos realizados em regiões geograficamente distintas no Amazonas objetivam expandir os trabalhos que o grupo desenvolve em Manaus desde a década de 1990. Além das variações naturais nos atributos biofísicos de cada região (flora, solos, clima), a seleção de municípios em regiões com características socioeconômicas, culturais e com histórias de ocupação humana distintas permitirão ao Projeto Pioneiras compreender de maneira mais abrangente os processos relacionados à dinâmica do uso da terra e as consequências para a sucessão ecológica das florestas secundárias regenerando sobre áreas abandonadas na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário