sábado, 8 de junho de 2013

Projeto Pioneiras disponibiliza metadados do monitoramento realizado em florestas secundárias de Manaus desde 1999

O Projeto Pioneiras organizou e tornou disponíveis os metadados relacionados aos dados do monitoramento realizado desde 1999 nos transectos estabelecidos em florestas secundárias localizadas nas áreas de pesquisa do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) na região de Manaus, AM. Os metadados representam os detalhes associados a cada informação coletada e armazenada em um conjunto de dados de um determinado trabalho. Desse modo, descrevem a maneira como tais dados foram coletados, permitindo a replicação do trabalho e avaliação da qualidade dos dados disponibilizados ou utilizados na elaboração de determinado estudo ou trabalho.

A disponibilização dos dados e metadados do Projeto Pioneiras também atende à Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011, que assegura o direito de acesso às informações geradas a partir de recursos públicos. Os metadados podem ser acessados através do endereço eletrônico do programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), sítio 1 - Manaus, ou clicando aqui. O banco de dados completo do projeto deve ser solicitado aos autores.

Em breve o Projeto Pioneiras disponibilizará também os conjuntos de dados que vêm sendo coletados nos trabalhos realizados no âmbito do INCT/Servamb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário