terça-feira, 16 de julho de 2013

Projeto Pioneiras abre seleção para novo bolsista

O Projeto Pioneiras, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (INCT/Servamb), está selecionando 01 (um) bolsista para trabalhar no projeto "Sucessão Ecológica em áreas degradadas da Amazônia: processos, causas e consequências". A vaga destina-se a profissional que já possua o mestrado concluído.

1.    INFORMAÇÕES GERAIS
O Projeto Pioneiras é um grupo de pesquisa associado ao Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e desde a década de 1990 desenvolve pesquisas relacionadas à sucessão ecológica em florestas secundárias na região da Amazônia Central. A partir de 2010, com a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (INCT/Servamb), o grupo expandiu sua área de trabalho e atuação para outros municípios no interior do Estado do Amazonas a fim de ampliar o entendimento sobre a sucessão florestal em diferentes contextos geográficos, climáticos e de ocupação humana na bacia amazônica.


 
O objetivo geral das pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Pioneiras é compreender como o histórico de ocupação e as diferentes formas de uso do solo afetam a sucessão ecológica e, consequentemente, a capacidade das florestas secundárias em prover serviços ambientais (restauração e manutenção da biodiversidade, absorção de carbono, recursos naturais às populações humanas). Assim, os trabalhos de pesquisa do projeto envolvem, de modo geral, o entendimento da dinâmica de capoeiras na paisagem amazônica (uso de SIG e dados de sensoriamento remoto), estimativas de biomassa e biodiversidade (inventários florísticos e de estrutura da vegetação), estudos sobre os efeitos de fatores físicos (qualidade do solo, queimadas, regime de chuvas) sobre a dinâmica da vegetação secundária, e a aplicação de técnicas de manejo e enriquecimento de áreas alteradas ou degradadas para fins de produção agroflorestal e restauração ambiental (envolvendo interações com populações rurais residentes nas áreas de estudo).

2. QUALIFICAÇÃO DO BOLSISTA
Estamos selecionando 01 (um) profissional de nível superior com mestrado nas áreas de ciências biológicas, engenharia florestal, agronomia, ecologia ou áreas afins, com as seguintes qualificações:
  • Iniciativa, pró-atividade e capacidade para trabalho em equipe;
  • Capacidade de articulação e comunicação escrita e oral com públicos diversos;
  • Organização, compromisso e responsabilidade;
  • Experiência e interesse em trabalhos de campo;
  • Disponibilidade para viagens entre 20-30 dias ao interior do Estado do Amazonas;
  • Entusiasmo para trabalhar em campo em locais remotos e com infraestrutura limitada;
  • Familiaridade com delineamento amostral e análises estatísticas;
  • Desejável conhecimento ou prática com o uso de sistemas de informação geográfica;
  • Desejável, mas não exigida, experiência na Amazônia e com comunidades rurais;
  • Interesse na temática socioambiental da Amazônia; e
  • Inclinação para trabalhar com produtores rurais e populações tradicionais.

3. ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
Espera-se que o bolsista trabalhe em colaboração com os demais integrantes do grupo de pesquisa, assumindo com independência o compromisso o desenvolvimento das seguintes atividades específicas:
  • Experiência e interesse em trabalho de campo na área de ecologia vegetal e na identificação taxonômica de plantas;
  • Organização logística e coordenação das atividades de campo relacionadas aos inventários florestais;
  • Organização do banco de dados relacionado aos inventários florestais;
  • Análise estatística dos dados coletados; 
  • Divulgação do projeto e dos resultados em artigos científicos, congressos e outros meios de disseminação do conhecimento (incluindo o blog do projeto);
  • Supervisão, se necessário, de bolsistas de Iniciação Cientifica e Técnicos de apoio ao desenvolvimento dos projetos.

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para participação no processo seletivo os candidatos devem enviar:
  • Currículo lattes atualizado onde estejam especificados a formação acadêmica e extracurricular, experiências profissionais, participações em projetos de pesquisa e publicações técnicas e científicas do candidato;
  • Uma carta de apresentação em que constem:
    • A relação entre as experiências acadêmicas e/ou profissionais do candidato às funções requeridas para a vaga disponível e a sua motivação para concorrer à bolsa disponível
    • As expectativas profissionais do candidato
    • A disponibilidade de tempo para se dedicar ao trabalho e para residir em Manaus
    • Nome e contato de dois profissionais para fornecer referências sobre o candidato

5. PRAZO DE ENVIO DOS DOCUMENTOS:
Os documentos devem ser enviados até 23 de agosto de 2013, preferencialmente em formato *.pdf, para projetopioneiras@gmail.com especificando o assunto do e-mail como SELEÇÃO PIONEIRAS.

6. ANÁLISE DOS DOCUMENTOS E SELEÇÃO DO BOLSISTA
Os candidatos pré-selecionados após avaliação da documentação solicitada serão contatados para agendamento de entrevistas presenciais ou via Skype.

7. VALOR, MODALIDADE, INÍCIO DA VIGÊNCIA E PRAZO DA BOLSA
A bolsa disponível será outorgada pelo período de 24 meses pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI – Nível 2), no valor de R$2.186,87. A previsão para início dos trabalhos é em agosto de 2013. O bolsista selecionado deverá residir em Manaus e ficará sediado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sob supervisão da Dra. Rita de Cássia Guimarães Mesquita.
Maiores informações podem ser solicitadas pelo projetopioneiras@gmail.com ou obtidas no site do SERVAMB (http://inct-servamb.inpa.gov.br/), onde podem ser encontrados os relatórios de atividades da rede de pesquisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário