terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto Pioneiras vai cada vez mais longe: desta vez o destino foi Carauari



Entre os dias 01 e 25 de março de 2014, nossa equipe esteve em campo na região do médio rio Juruá, no município de Carauari. 
 
Nossa agenda estava apertada: realizar um curso para produtores rurais moradores da Resex Médio Juruá e RDS Uacari, em parceria com a ASPROC - Associação de Produtores Rurais de Carauari-, iniciar trabalhos de campo sobre cronossequências de capoeiras, colher informes iniciais sobre aspectos socioeconômicos da produção agroflorestal, e conhecer as iniciativas de organização comunitária e alternativas de produção em andamento na região. As atividades foram muito bem sucedidas e relatórios de síntese em breve estarão disponíveis neste blog.


Estas atividades são parte da rede de INCT's –Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - financiados pelo CNPq, e em especial o de Serviços Ambientais da Amazônia, coordenados pelo INPA, em Manaus. Nosso objetivo é quantificar os serviços ambientais prestados pelas florestas secundárias e valorar estes serviços, que podem vir em estoques de carbono, conservação da biodiversidade, restauração de cobertura florestal e serviços ecossistêmicos. Em Carauari iniciamos um importante passo, que é a analise econômica das capoeiras e sistemas agroflorestais implantados e manejados pelos produtores da região. Uma nova visita está prevista para o mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário