sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Banco de sementes em fragmentos está cheio de espécies pioneiras


A aluna de mestrado do Programa de Ciências de Florestas Tropicais (CFT) do INPA, Thaiane Rodrigues de Sousa, associada ao Projeto Pioneiras e orientada pela Dra. Rita Mesquita e Dr. Niwton Leal Filho, está finalizando seu trabalho com banco de sementes nas áreas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF).
A estudante avaliou os efeitos da fragmentação florestal sobre a densidade e composição florística do banco de sementes do solo, em fragmentos florestais de diferentes tamanhos, floresta secundária e floresta primária. O desmatamento das florestas tropicais, devido sua conversão principalmente em pastagens e áreas agrícolas, vem contribuindo para o aumento na formação de paisagens fragmentadas, gerando assim diversas consequências para a fauna e flora. Compreender este processo é importante para o planejamento do uso adequado da terra, manutenção e conservação da biodiversidade. 

Material utilizado para coleta do banco de sementes do solo.

O trabalho vem mostrando que o banco de sementes nessa região é uma importante fonte de regeneração florestal, pois o estoque de sementes avaliado no estudo apresenta grande diversidade e é composto em sua maioria por espécies pioneiras arbóreas e arbustivas, importantes em estágio inicial de sucessão.




Esta pesquisa de mestrado irá auxiliar a compreender melhor um dos efeitos da fragmentação na Amazônia Central, e como este processo pode influenciar no futuro dessas florestas.

Texto preparado por Thaiane Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário