sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projeto Pioneiras apoia pesquisa de mestrado que estudará quintais e sítios agroflorestais na região do Médio Juruá

Gustavo junto a moradores da comunidade Novo Horizonte
em uma oficina de produção de mudas; boa ferramenta para
sensibilização ambiental.
O ecólogo e aluno de mestrado do programa de Ciências de Florestas Tropicais (CFT) do INPA, Gustavo Ganzaroli Mahé, associado ao Projeto Pioneiras e orientado pela Dra. Rita Mesquita e Dra. Maria Clara Forsberg, acaba de voltar de seu trabalho de campo na região do Médio rio Juruá em Carauari, AM.

O estudante visitou comunidades de várzea e de terra-firme localizadas na Reserva Extrativista do Médio Juruá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari com o intuito de realizar um estudo sobre o uso dos recursos da agrobiodiversidade, determinando quais os principais fatores que influenciam as tomadas de decisão dos agricultores no processo de criação dos quintais e sítios agroflorestais.

Agricultor discorrendo sobre o processo criativo de seu sistema

agroflorestal. Pesquisar sobre o saber ecológico local contribui
para o reconhecimento de práticas de manejo adequadas e
adaptadas ao contexto da região.
As oportunidades e desafios atuais, como o balanço entre produção e demanda do mercado, dificuldades de logística para extensão rural e acesso ao mercado, organização social e situação socioeconômica envolvida, constituem fatores que devem ser melhor investigados para identificar o quão influentes são para o desafio de produzir alimentos e desenvolver uma agricultura sustentável.

Inicialmente houve um trabalho de aproximação junto às lideranças locais e moradores das comunidades através de reuniões e palestras para esclarecimento dos objetivos do projeto. Após este contato inicial, foram aplicadas entrevistas (com o consentimento dos participantes), observação participante e oficinas participativas. Para a coleta dos dados etnobotânicos foram utilizadas turnês guiadas em agroecossistemas como quintais, roças, casas de farinha e sítios agroflorestais, para identificação das espécies e classificação quanto aos usos e formas de manejo.
Rico de informações e aprendizado, canteiros de hortaliças, condimentos,
ervas medicinais e ornamentais são importantes para a segurança alimentar
e saúde, além de espaços para produção de mudas frutíferas onde a
experimentação e a criatividade feminina se expressam.

Este trabalho de mestrado vai agregar informações às outras etapas do Projeto Pioneiras que se dedica a estudar cronossequências de capoeiras e realizar uma análise econômica de alternativas de produção agroecológica para região do Médio rio Juruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário